Quem quer aprender a atirar ou desenvolver ainda mais as suas técnicas de tiro precisa saber quais são os tipos de armas de fogo e as principais diferenças entre elas. Por isso, hoje nós vamos mostrar quais são as armas disponíveis no mercado e como você pode usar cada uma delas.
No Brasil, os atiradores esportistas têm acesso a mais tipos de armas do que o restante da população. Sendo assim, se você quer praticar esse esporte, é muito importante que você conheça bem as diferentes categorias de arma, para que você possa escolher a que mais lhe agrade.
Continue lendo este texto para saber quais são os tipos de armas de fogo e quais são as principais características de cada uma delas.
O que é uma arma de fogo?
A arma de fogo é um dispositivo que arremessa projéteis em alta velocidade usando a força de expansão dos gases, que se origina da combustão da pólvora.
Não se sabe exatamente quando as primeiras armas surgiram. Contudo, acredita-se que esses dispositivos surgiram logo após a invenção da pólvora, que aconteceu no século 9. No entanto, os armamentos mais seguros e potentes surgiram somente no século 14, com a invenção dos canhões de bronze.
Já as primeiras armas de fogo portáteis surgiram no século 15. Entretanto, foi durante o século 19 que a tecnologia bélica passou por uma grande revolução, pois foi nesse período que surgiram os primeiros cartuchos e os mecanismos de carregamento pela culatra.
Quais são os tipos de armas de fogo?
É possível dividir as armas de fogo da seguinte forma:
- Curtas – esses dispositivos são pequenos e você pode operá-los com apenas uma mão;
- Longas- esses artefatos têm o cano mais longo e precisam ser manuseados com as duas mãos.
Outra forma de classificar as armas é pela portabilidade, nesse caso, a divisão é feita da seguinte forma:
Armas de porte
São dispositivos pequenos e que cabem em coldres. Alguns exemplos de armas desse tipo são o revólver e a pistola.
Arma portátil
São os dispositivos que podem ser transportados por apenas uma pessoa, mas não em um coldre, e que demandam a utilização das duas mãos para fazer os disparos. Alguns exemplos desse tipo de arma são:
- Espingardas;
- Carabinas;
- Fuzis;
- Metralhadora;
- Submetralhadora;
- Rifles;
- Mosquetão
Arma não portátil
Esse tipo de arma não pode ser carregado por uma única pessoa. Além disso, esses dispositivos são considerados armas pesadas e são mais empregados em operações militares.
Sistema de carregamento
Outra forma de dividir as armas de fogo é pelo sistema de carregamento, que pode ser:
- Antecarga – o carregamento é feito pela boca do cano;
- Retrocarga – o carregamento é realizado pela parte posterior do cano. Esse sistema de carregamento pode ser manual ou automático.
Alma do cano
Antes de escolher a sua arma de fogo você também precisa levar em consideração a alma do cano. Isso porque há dispositivos com almas lisas e outros com almas raiadas.
As armas com alma raiada são melhores para quem precisa acertar uma distância maior do que 90 metros. A parte interna do cano desse tipo de dispositivo possui estrias helicoidais que fazem com que o projétil saia girando da arma e ganhe mais velocidade.
Já os canos das armas de alma lisa não possuem essas estrias. Sendo assim, os projéteis saem com menos força e velocidade, por isso, elas são ideais para quem precisa acertar uma distância curta.
Funcionamento da arma
As armas de fogo também podem ser classificadas de acordo com o seu funcionamento, que pode ser:
- De repetição: esse tipo de dispositivo exige que o atirador, após o disparo, abasteça a arma, tire o estojo vazio e coloque uma nova munição na câmara para poder apertar o gatilho novamente.
- Semi-automático: nessas armas, a alimentação da câmera é feita por meio da energia do disparo anterior;
- Automática: nessas armas, tanto a alimentação da câmera como os disparos são feitos automaticamente enquanto o gatilho está acionado.
Agora que você já conhece os tipos de armas existentes e sabe quais são as principais diferenças entre elas, você pode escolher o dispositivo que achar melhor para a sua prática de tiro.
Uma resposta